quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mini Compostor

Já há algum tempo que andava com vontade de fazer compostagem, mas uma vez que o meu terraço não é muito grande, nunca encontrava um compostor que fosse pequeno o suficiente para ficar dissimulado e integrado no meio da vegetação, vasos e mobilia de jardim.
Até que... depois de ter visto alguns videos sobre compostagem caseira... tive a ideia de fazer o meu próprio compostor!
Fui ao IKEA e comprei duas caixas da gama TROFAST. Uma maior (azul) e outra mais pequena (rosa), que encaixassem na perfeição mas que ainda deixassem espaço vazio entre as duas para poder colocar terra! Comprei também uma tampa de forma a que o interior do compostor ficasse protegido!
Fiz 4 furos no fundo da caixa maior de forma a que a água em excesso possa ser escoada e 46 furos no fundo da caixa mais pequena de forma a permitir que os insectos passem da terra para a zona de deposição de desperdícios.

De seguida coloquei casca de pinheiro no fundo da caixa grande para permitir que a água seja escoada sem no entanto haver libertação da terra. E adicionei uma camada de terra com substrato.

Coloquei a caixa mais pequena dentro da maior, e no seu interior os desperdícios desse dia de jardinagem. De seguida juntei água para que exista alguma humidade no compostor.

Tapei a caixa rosa com a tampa e voilá! Aqui está o meu Mini Compostor que combina com as cores da mobilia e que é suficientemente pequeno para não causar demasiado impacto no terraço!!!

Agora basta ir colocando os desperdícios orgânicos (de preferencia vegetais) que vou produzindo ao longo do tempo, ir controlando para ver se a humidade e o arejamento do compostor são as ideais... e daqui a uns mesinhos terei o meu substrato para alimentar as minhas plantas! :) Fácil não é? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

 

chez di | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates